Volume de Corte e Aterro entre duas Superfícies
Como calcular Volume de Corte e Aterro entre duas Superfícies
OBS: para este cálculo, é necessário se ter 2 MTDs, sendo o primeiro, referente ao levantamento do Terreno Natural e o segundo, o projeto que se está desenvolvendo.
No Menu Ferramentas, selecione a opção Calcular Volume / 2 Superfícies.

Assim como na janela, primeiramente selecione na opção “Superfície do Terreno Anterior” o seu MDT Natural, ou seja, o MDT primitivo que vai sofrer a alteração. Na “Superfície do Terreno Atual”, selecione o MDT projetado.
Selecione o tipo de interpolação, se linear ou não-linear.
Em “Dados para Cálculo”, selecione a opção desejada para Corte/Aterro e configure a “Malha de Interpolação”. Quanto menor for este valor, mais preciso será o cálculo, pois o mesmo determina a largura da malha triangular que neste caso é calculado pelo método prismático.

Configure as opções de “Representação Gráfica” e clique em OK.
Ao finalizar suas configurações e clicar em OK, outra janela se abrirá informando o progresso do cálculo e em seguida será apresentado os resultados.

Selecione as opções de “Criar Tabela no Desenho” e “Criar Relatório” e em seguida clique em Fechar.
Assim que clicar em Fechar, será exibida uma janela com as informações da Tabela para inserir no Desenho. Configure a Fonte, Altura do Texto, Alinhamento e Largura das colunas e clique em OK.

A Tabela seguirá o ponteiro do mouse e será fixada no desenho assim que se clicar com o mouse na tela.
Assim que clicar na tela com o mouse abrirá uma caixa de dialogo para criar o relatório com as informações de volume de corte e Aterro ele será gerado assim que se informar o nome e clicar em ok.

Veja abaixo um exemplo de sua área representada graficamente com os volumes de Corte e Aterro junto a Tabela.
